O clarinete ou clarineta é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico de madeira (já foram experimentados modelos de metal), com uma boquilha cônica de uma única palheta e chaves (hastes metálicas, ligadas a tampas para alcançar orifícios aos quais os dedos não chegam naturalmente). Possui quatro registros: grave, médio, agudo e superagudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista.
quarta-feira, 16 de março de 2011
sábado, 12 de março de 2011
VIOLONCELO
O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, possui quatro cordas afinadas em quintas.
O instrumento pertence à sub-família dos violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas afinadas em quintas. Essa família se diferencia da familia do violão (da qual faz parte o contrabaixo) tanto pela afinação, que ali se dá em quartas em vez de quintas, tanto pela forma diferenciada do instrumento.
quinta-feira, 10 de março de 2011
FAGOTE
O fagote é um instrumento musical da família dos sopros. A palavra fagote deriva do italiano fagotto. É constituído por um longo tubo cônico de madeira de cerca de 2,5 metros, dobrado sobre si mesmo. A palheta dupla é fixada em um tudel de cobre, ou bocal.
Aparecendo com sua forma moderna no século XVIII, o fagote figura proeminentemente em orquestras e grupos de música de câmara. Devido ao complicado dedilhado e às palhetas duplas, o fagote é um instrumento particularmente difícil de aprender, e os estudantes normalmente o escolhem após dominarem um outro instrumento de sopro, como a flauta ou o clarinete.
terça-feira, 8 de março de 2011
OBOÉ
O oboé é um instrumento musical de sopro de palheta dupla da família das madeiras. O corpo do oboé é feito normalmente de madeira (ébano, jacarandá) e tem formato ligeiramente cônico - alguns instrumentos mais recentes têm sido feitos de plástico. Tem uma palheta dupla. Uma pequena e delgada tira de uma cana especial é dobrada em dois e um pequeno tubo de metal (staple) é colocado entre os dois lados da tira dobrada, a qual é então passada em volta do tubo e firmemente amarrada a ele. A parte dobrada da tira é cortada e as duas extremidades, delicadamente desbastadas, constituindo então a palheta dupla. O tubo de metal encaixa-se em uma base de cortiça que é firmemente fixada na extremidade superior do oboé.
domingo, 6 de março de 2011
CLAVICÓRDIO
Clavicórdio é um instrumento musical conhecido desde a antigüidade. Toca-se com os dedos por meio de teclas. O clavicórdio possui uma propriedade única, nessa família de instrumentos, que é a de permitir diferentes nuances de toque. A desvantagem é que isso reduz a potência sonora, limitando seu uso apenas a ambientes pequenos e, basicamente, para ser executado solo. O clavicórdio é um instrumento de teclado europeu de cordas, conhecido desde a Idade Média tardia, através do Renascimento, Barroco e Clássico eras. Historicamente, foi amplamente utilizado como um instrumento de prática e como um auxílio à composição, a não ser alto o suficiente para espectáculos de maior dimensão. O clavicórdio produz um som marcante pelo bronze ou cadeias de ferro com pequenas lâminas de metal chamado tangentes. As vibrações são transmitidas através da ponte (s) para o tampo. O nome é derivado da Clavis palavra latina, que significa "chave" (associado a mais clavus comum, que significa "prego, vara, etc) e corda (do grego χορδή) que significa" corda, especialmente de um instrumento musical "
terça-feira, 1 de março de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)